Compliance x Régua de Cobrança

Vejo que é fundamental para qualquer empresa ter um programa de Compliance. Primeiro, pelo fortalecimento da identidade e possibilitar melhorias nos negócios. Segundo, por pura proteção das próprias organizações.

A grosso modo Compliance significa agir conforme uma ou mais regras, ou seja, no mundo corporativo é atender normas de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa.

Ao meu ver, no universo de cobrança é aplicar as políticas de crédito, respeitar as leis, executar as fases de cobrança conforme os regulamentos de cada organização (lembre-se da expertise e do funcionamento das instituições financeiras).

Quando o tema é Compliance na Cobrança, vale uma atenção especial. Não é se ater apenas a esforços de treinamento de pessoal em respeito a políticas, normas e leis e sim estar atento em pontos como:

  • Ferramentas de controle e seu devido mapeamento;

  • Gestão e sua melhoria contínua;

  • Manutenção de relacionamento com o seu cliente.

Então a pergunta do Milhão de Reais a se fazer é: estamos usando a tecnologia e a nossa expertise a nosso favor?

Ao utilizar soluções inteligentes na régua de cobrança sempre tenho o cuidado de perguntar aos gestores se realmente estão gerenciando a performance de suas carteiras em todas as suas fases e onde tem sido o seu “ponto de negligência” no processo.

Gerenciar a performance ajuda na redução de riscos e erros no processo, permite aproximação do seu cliente e identificação de falhas, oportunidades e ameaças.

Incorporar tecnologia à sua cobrança com soluções de Agentes Virtuais, CHATBOT e softwares personalizados com a sua política de crédito e com a sua identidade (linguagem), ajuda em demasia no controle, na performance e no cumprimento de políticas existentes.

O alto nível de controle e as informações gerenciais geradas pelos sistemas, favorecem ainda mais o reconhecimento do seu cliente na manutenção de relacionamento comercial, que acredito ser o principal diferencial.

José Roberto Falcone

Especialista em Cobrança e Controle de qualidade.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *