O QUE É DISCADOR PARA CALL CENTER

Olá, sou Luís Gabriel da Rosa, consultor da LH TECNOLOGIA na área de softwares para call center e hoje vamos falar um pouco sobre o software Discador.

O que é um discador?

Discador é um software responsável por disparar uma quantidade elevada de ligações simultaneamente, sem a necessidade de que uma pessoa tenha que digitar o número de destino da ligação.

Com o robustecimento das operações de contact center de grande porte, houve a necessidade da existência do software DISCADOR no mercado de telefonia.

O intuito deste software é manter o atendente do call center, produzindo a maior parte de tempo possível, ou seja, falando no telefone. Com o Discador o atendente não perde tempo digitando no teclado do telefone.

Como o atendente não digita, também não corre o risco de errar o número e ter que discar novamente.

Existem muitos tipos de discadores, com distintas regras e formas de discagem.

Em muitas operações, os mailings são inseridos e as campanhas criadas manualmente com definições de regras de discagem.

Em outros casos, através de integrações com banco de dados de outros sistemas e regras de discagem preestabelecidas, as campanhas iniciam-se e encerram-se automaticamente.

Reduz-se ainda mais o tempo em que os atendentes ficam aguardando as ligações serem atendidas, com cálculos preditivos (chamados discadores preditivos).

Estabelece-se uma quantidade de ligações simultâneas, com base em cálculos estatísticos, para que quando o atendente finalize uma chamada, já tenha outra pessoa na linha iniciando o contato.

Tudo depende da qualidade do mailing e particularidades da operação.

Em outras palavras, se você tem um call center, você não quer que o seu atendente perca o seu tempo aguardando o telefone chamar ou escutando mensagens das operadoras. Já que em operações ativas de contact center, quanto mais tempo o atendente permanece falando, mais rentável é a operação.

Para saber quantas ligações simultâneas o Discador deve disparar, é feito o cálculo levando em consideração vários fatores: a qualidade do mailing, receptividade e aceitação da campanha, receptividade e aceitação do produto, quantidade de atendentes no call center, etc…

Os atendentes geralmente possuem em seus computadores, um softphone que permite a realização de login, logout e controle de pausas, para que o Discador somente transfira ligações quando o atendente estiver disponível para atender.

Se você tem uma operação ativa e ainda não tem um Discador, saiba que com ele você pode aumentar e potencializar sua operação e seus lucros, muitas vezes mantendo a mesma equipe de atendentes, mesma infraestrutura no local e mesmo espaço físico.

É claro, possivelmente tenha que aumentar a quantidade de linhas telefônicas, mas o investimento se paga com a operação.

Aproveitando o momento, lembramos que se pode dar um salto ainda maior de produtividade utilizando o Discador aliado a Agentes Virtuais, os Agentes Virtuais iniciam o contato, transferindo as ligações já tratadas para os atendentes humanos.

Espero ter esclarecido suas dúvidas, este artigo foi feito com o intuito de falar sobre serviços básicos que caracterizam o software DISCADOR. Em sequência publicaremos materiais mais avançados sobre Discadores pois há muita coisa interessante sobre o assunto.

Vale a pena conferir os Discadores de última geração, como é o DISCADOR LH, nos links:

Um Forte Abraço e até a próxima!

 

 

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