Sistema de Régua de Cobrança

Sistema de Régua de Cobrança

Entenda porque o Sistema de Régua de Cobrança pode ser a solução ideal para evitar perdas e prejuízos financeiros para sua empresa.

O que é uma régua de cobrança

 

Aprenda o que é régua de cobrança e como aplicar de forma efetiva na sua empresa.

Uma empresa que trabalha com um grande volume de pagamentos precisa manter um sistema eficiente para evitar perdas e prejuízos. A régua de cobrança é uma estratégia bastante eficiente para essa função. Você sabe do que se trata?
Considere a rotina atribulada dos consumidores. Boletos de um lado, contas do outro e muitas diferentes demandas financeiras. Na prática, isso significa que nem sempre conseguem cumprir com todas, às vezes até por esquecimento.
E é sobre como essa régua de cobrança pode ajudar no seu negócio que vamos falar hoje.
Confira a seguir!

Entenda o que é régua de cobrança

Muita gente talvez pense em régua como aquele objeto de escola. No entanto, a régua de cobrança está relacionada a uma padronização. Nesse caso, uma padronização cujo objetivo é reduzir os índices de inadimplência de uma organização.

Considere, por exemplo, uma loja online de pequeno porte que vende 100 peças ao dia. O processo de cobrança pode variar entre cartão de crédito, boleto, depósito, aplicativos. Agora pense em quantas pessoas iniciam essa compra e nem sempre consolidam o pagamento. Ou nas que compram e não pagam as parcelas. Consequentemente, o que seria uma conversão garantida, se torna uma venda perdida.

A régua de cobrança funciona como uma forma de aumentar a chance de que esses itens sejam pagos. Uma pessoa pode, por exemplo, ter esquecido de pagar o boleto. Outra teve o salário atrasado e precisava de uma nova proposta como empurrãozinho. Ou seja, o sistema padronizado age como uma estrutura que estimula a quitação.

Claro que, vale dizer, a régua de cobrança age principalmente como aliada no processo de cobranças em atraso. Contudo, vamos falar mais para frente sobre essas funções.

como funciona uma regua de cobrança

Conheça como funciona um sistema de régua de cobrança.

Não existe muito segredo ao criar um sistema de régua de cobrança. A base de funcionamento é escolher o meio e o momento ideal de entrar em contato com o cliente. E isso envolve uma boa dose de estratégia e lógica.

Para você entender como funciona o sistema de régua de cobrança é importante lembrar dos momentos em que a pessoa mais tem dinheiro, por exemplo. Grande parte da população recebe até o dia 10 do mês. Logo, de nada adiantaria cobrar um inadimplente no dia 25 do mês, por exemplo. Ainda que alguns consumidores estivessem disponíveis, não se trata da maioria. E lembre-se, a régua funciona a partir de padronização.

As formas mais simples de colocar uma régua de cobrança em ação se dividem em 3 formas base de contato. Geralmente são elas:

Cobrança por email

O uso de email é uma opção viável e eficiente por sua praticidade para uma boa régua de cobrança. A partir desse meio é possível, por exemplo, otimizar o período de envios de forma padronizada. Disparar emails 5 dias antes do prazo, no dia de vencimento e avisando que venceu, porém, com outra oportunidade de acertar as contas, dois dias depois;

Cobrança por SMS

Seja por meio de mensagem direto no celular ou por aplicativos como whatsapp, a régua de cobrança tem nos smartphones um bom aliado. Como se trata de um aparelho que faz parte da rotina, se trata de uma certeza de que vai chegar ao consumidor. Porém, age mais como um reforço dos demais meios, vale inclusive redirecionar para emails, por exemplo;

Cobrança por telefone

É uma excelente forma de negociar com o devedor, lembrando de que é importante que possua também uma estrutura periodizada. A automatização também é indispensável para aumentar a chance de quitação de débitos. É mais indicado para quem tem dívidas altas ou deve há muito tempo.

Em resumo, isso significa que a régua de cobrança envolve o contato ao cliente da forma mais otimizada possível. Na LH Tecnologia, esse processo envolve itens essenciais como discadores, chat, chatbot, agentes virtuais e um sistema eficiente.

Compreenda como a régua de cobrança ajuda sua empresa.

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que a régua de cobrança precisa estar adequada ao seu modelo de negócio. E isso inclui conhecer os hábitos do seu cliente. De nada adiantaria, por exemplo, uma autoescola fazer suas cobranças da mesma forma que uma financeira de crédito. Os valores são diferentes, assim como a periodização e as formas de pagamento.

Tendo isso em mente, os benefícios da régua de cobrança envolvem economia e capacidade de conversão. Veja como funcionam as vantagens:

  • automatização: manter um sistema automatizado significa economia no orçamento. Se você consegue desenvolver um bom mecanismo na sua régua de cobrança, não terá necessidade de um setor de colaboradores dedicadas a essa função. A cobrança sistemática e adequada vai realizar um trabalho de qualidade e com bom retorno;
  • padronização: sem uma régua de cobrança padronizada, há o risco de um cliente ser cobrado três vezes na mesma semana, enquanto outro recebe apenas um aviso. Ou seja, padronizar também é uma forma de manter o processo justo para todos os consumidores. Sem contar que já menos chance de constrangimento do cliente;
  • compreensão: quando você consegue coletar dados de forma padronizada, há inclusive a chance de realizar testes A/B. Na prática, isso significa mais chance de compreender qual tipo e em que momento a cobrança é mais eficaz. Dessa forma, será possível melhorar o processo e aumentar a chance de conversão.

Seja para uma empresa de maior ou menor porte, levar o cliente a pagar um débito é sempre essencial. Os índices de inadimplência muitas vezes passam pela incapacidade de lembrar e oferecer oportunidades ao devedor. Quando se está em contato direto, de diferentes maneiras, é maior a chance da quitação da dívida. Dessa forma, a régua de cobrança age como uma aliada natural da empresa.

régua de cobrança como funciona

Aprenda como fazer uma régua de cobrança

O ponto de partida para fazer uma régua de cobrança é avaliar como funciona o seu negócio. Você oferece mercadorias com preço baixo, médio ou alto? O que costuma ser o empecilho para os pagamentos?

No caso de vendas com valor baixo, não é raro que o consumidor simplesmente esqueça de pagar. Por ser algo talvez considerado dispensável, o cliente fica em dúvida sobre pagar ou não. Nessa situação, vale apostar em emails otimizados com linguagem persuasiva, por exemplo. Estabelecer uma ordem leve para a régua de cobrança costuma funcionar. A ideia é mais de incentivo.

Para negócios de médio porte, a inadimplência pode ter outras motivações. É possível que o usuário esteja com dificuldade de cumprir com a parcela, por exemplo. A régua de cobrança nessa situação pode incluir mensagens com propostas concreta de quitação. Isso, é claro, além do contato inicial, de lembrar do débito.

Enquanto isso, os negócios de grande dimensão podem envolver uma régua de cobrança com um timing próprio. Financeiras, por exemplo, costumam realizar ligações automatizadas assim que as parcelas entram em atraso. Algumas empresas chegam a avisar o cliente sobre quantos dias já demorou, com opção de ouvir a proposta para quitar com menos juros.

Para fazer sua régua de cobrança, também é interessante contar com a ajuda de uma empresa especializada.

A LH Tecnologia desenvolve soluções que atuam de forma especializada e coordenada na régua de cobrança, como o Discador LH, os Agentes Virtuais LH, o Omnichannel LH, o Chatbot LH que apresentam diferentes opções para o usuário.

Dessa forma, não se trata apenas de ligar automaticamente e repassar para um atendente. Oferecer alternativas costuma ser muito mais atraente para quem está em débito e talvez não esteja certo de como agir para quitar.

regua de cobrança automatizada

Veja um exemplo de régua de cobrança

Talvez você esteja pensando em aplicar o conceito de régua de cobrança mas não sabe direito como fazer. Apesar de parecer um processo complexo, na verdade é mais simples do que parece. É tudo uma questão de estabelecer inicialmente uma periodização.

Para entender melhor, criamos aqui um exemplo de régua de cobrança simples

Confira a lógica utilizada para a cobrança de um serviço em andamento e que não teve a mensalidade quitada. Após:

  • 5 dias de inadimplência é enviado um lembrete da cobrança por sms;
  • 10 dias de inadimplência, é enviado um lembrete da cobrança por email;
  • 15 dias de inadimplência, é enviado um lembrete da cobrança por telefone;
  • 10 dias de inadimplência, é enviado um lembrete da cobrança por email;
  • 30 dias de inadimplência, é enviado um aviso de suspensão dos serviços.

Claro que, vale dizer, essa é uma régua de cobrança absolutamente básica e sem aprofundamento.

Para uma compra online não consolidada, por exemplo, vale seguir uma sequência como:

  • 3 dias antes do boleto vencer: enviar email lembrando que o débito está próximo de vencer;
  • no dia do vencimento: enviar mensagem no whatsapp lembrando que o débito vence naquele dia;
  • 1 dia depois de vencer: oferecer a oportunidade de emissão de um novo boleto, por email;
  • 3 dias depois de vencer: oferecer a oportunidade de emissão de um novo boleto, por whatsapp;
  • 10 dias depois de vencer: oferecer a chance de retomar a compra por um preço levemente mais atrativo.

Como é possível notar, essa segunda régua de cobrança possui um caráter mais pessoal e focado em conversão. É diferente de quem está com uma dívida se acumulando e precisa de um impulso mais ostensivo.

Para empresas que realizam empréstimos, a régua de cobrança costuma ser mais assertiva, com uma ordem como:

1 dia de inadimplência: ligação avisando que o débito está em atraso e oferecendo a oportunidade de acertar a conta com desconto no juro das 24h;

3 dias de inadimplência: ligação avisando que o débito está em atraso e oferecendo a oportunidade de acertar a conta, avisando sobre quais são os juros até o momento;

5 dias de inadimplência: ligação lembrando faz quantos dias o débito está em atraso e oferecendo uma oferta atraente para quitar os débitos.

Cabe perceber que essa é uma sequência que conta uma história e leva em consideração diferentes perfis devedores. Quem esquece de pagar por um único dia sem dúvida vai querer quitar logo, para evitar os juros. Já quem está enrolado com contas, talvez veja na chance de proposto atraente a oportunidade de renegociação.

Em resumo, a régua de cobrança funciona como uma estratégia. E como nem sempre o cliente vai atender essa ligação de bom grado, a automação oferecida por empresas como a LH tecnologia garante que o processo será contínuo. E com intervalos devidamente eficientes.

régua de cobrança definição

Descubra se vale a pena ter uma régua de cobrança automatizada

Esqueça por enquanto os valores que serão recuperados por meio da régua de cobrança. Além da redução da inadimplência, há também a chance de otimizar seus processos e corrigir o que é o seu ponto de negligência no processo de conversão.

O que acontece é que a régua de cobrança oferece a oportunidade de métricas relevantes para o negócio. Por meio da padronização e automação, dá para tentar antever quem serão os novos inadimplentes e tentar conter esse processo.

Ou seja, além de garantir a quitação do que estava em aberto, você tem mais chances de evitar perdas a longo prazo. Portanto, a automação se torna um investimento com mais índice de retorno, já que os dados terão mais confiabilidade do que em relação apenas ao contato humano.

como fazer régua de cobrança

Saiba como manter uma régua de cobrança eficiente

Se você está pensando em como criar uma régua de cobrança eficiente, considere 3 pontos essenciais:

  1. a padronização do processo de cobrança age tanto como prevenção quanto como solução;
  2. é possível aumentar o número de quitações por meio da linguagem adequada;
  3. a automação oferece a oportunidade de um processo transparente sem que uma pessoa seja mais cobrada do que outra.

Em resumo, uma régua de cobrança eficiente é determinada pela padronização adequada, a automação e a maneira como você a humaniza ou personaliza de acordo com a sua empresa. Lembrando que é sempre importante levar em consideração as regras e os processos internos. Dessa forma, você garante que o tratamento ao consumidor estará de acordo as políticas do seu negócio, criando um bom relacionamento com o cliente a longo prazo.

E então, ficou interessado em ter uma régua de cobrança eficaz e automatizada?

Aproveite para entrar em contato com a LH Tecnologia!

Temos uma equipe preparada para te atender e ajudar a definir o serviço ideal para o seu negócio!

 

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *