TELEVENDAS: 4 Passos simples para Reduzir Custos Operacionais e ao mesmo tempo VENDER MUITO MAIS!

A eficácia de um centro de televendas depende de um fator muito importante: a produtividade de seus atendentes.

Quando as equipes estão felizes com seu trabalho, se sentindo satisfeitas e motivadas, elas podem oferecer um ótimo serviço ao cliente. E quando o oposto acontece isso também reflete no resultado do trabalho.

O setor é conhecido por ser um dos mais competitivos e exigentes para trabalhar até hoje. Isso significa que garantir a produtividade da equipe e do setor de televendas pode ser difícil e uma tarefa esmagadora para os gerentes.

TelevendasTelevendas – melhorando a produtividade

Algumas medidas simples que podem ajudar a melhorar a sua equipe de televendas são:

1.    Implementar um plano ativo de chamada telefônica

Uma tarefa fundamental para melhorar a produtividade do Televendas ativo é implementar uma estratégia de discagem e abordagem.

Um plano de chamada não deve ser confundido com um script, pois não apresenta um conjunto de perguntas e frases para o atendente usar durante uma chamada, já que isso pode afetar o fluxo da conversa.

O projeto fornece uma estrutura de chamada com ‘pontos de verificação’ ao longo da rota. Como parte dessa abordagem, um atendente de televendas deve primeiro concluir o planejamento antes da chamada.

Ele deve garantir que tenha seus objetivos claros, entenda o que está vendendo e por que o cliente precisaria da proposta. Assim, um plano de chamada pode incluir:

  • Introdução clara – isso deve estimular o interesse.
  • Questionamento eficaz – faça perguntas de sondagem e liderança para garantir que a conversa vá na direção que você pretende; por exemplo, quais são seus principais problemas e desafios?
  • Resumir – esclarecer que você entendeu corretamente a situação e as necessidades do cliente.
  • Apresente a solução – de uma maneira claramente ligada à necessidade do cliente, destacando como sua solução resolve o problema deles.
  • Lidar com objeções – antecipar prováveis ​​objeções à proposição e articular claramente como a solução irá solucionar esses problemas.
  • Fechar – peça o pedido, se apropriado, mas sempre garanta que você resuma as próximas etapas e quem fará o quê até quando.

2.    Incentive o pessoal de vendas a usar um estilo de comunicação pull

Quando se trata de televendas existem diferentes estilos de comunicação que podem ser usados para se chegar ao cliente.

O estilo de comunicação push, lança descrições e oferece muitas opções ao cliente, enquanto o estilo de comunicação pull faz perguntas para chegar diretamente à resposta.

O estilo de conversa pull permite que o orientador conduza a conversa, fazendo perguntas como “qual é a melhor localização para você? ” Ou perguntas estilo sim / não, garantindo que você não está perdendo tempo coletando informações desnecessárias.

Portanto, em vez de usar a técnica push para apresentar opções ao cliente e esperar que eles cheguem a uma conclusão, o pessoal de vendas pode coletar informações e tomar decisões com base nas prioridades do cliente e em sua experiência.

3.    Ofereça incentivos para sua equipe de televendas

Alguns grandes incentivos são preferências de turno, aprovações de férias ou festas. Os vendedores tendem a ser mais motivados se algo estiver em jogo, e uma concorrência saudável por incentivos à recompensa, pode aumentar a produtividade.

Além disso, ter um esquema de incentivos é uma ótima maneira de reconhecer consistentemente o trabalho árduo, e espalhar esse sentimento de apreciação só pode melhorar o moral e a produtividade.

4.    Aposte na tecnologia

A discagem preditiva e a discagem avançada aumentam a eficiência, garantindo que os atendentes estejam ao telefone por mais tempo.

O discador automático integrado com Agente Virtual detectará cada um dos casos possíveis e os tratará de acordo com a decisão mais viável.

O software de discagem automática faz a discagem para você, encerrando chamadas que não são atendidas, ocupadas ou inacessíveis.

Nestes casos o atendente só precisará lidar com chamadas atendidas por uma pessoa real e sabemos que os atendentes só são produtivos quando eles estão conversando com um cliente em potencial.

Já demonstramos como a automação do processo de discagem aumenta a produtividade, mas outra faceta que deve-se considerar é que o Discador, integrado a Agentes Virtuais ou “robôs de voz”, pode pré-qualificar os leads antes de transferi-los para um atendente.

Os Agentes Virtuais oferecem os produtos, promoções, serviços etc., dialogam de forma natural com o seu cliente e só transferem ligações para os atendentes da equipe de televendas, quando os clientes têm interesse em comprar.

É sempre mais fácil vender quando seu cliente está interessado em seus produtos.

Além disso, várias chamadas podem ser feitas de maneira simultânea pelo discador, permitindo realizar grandes operações de discagem com equipes de atendentes humanos relativamente pequenas.

Isso aumenta o tempo produtivo dos atendentes humanos, que passam a utilizar seu tempo exclusivamente para conversar com clientes e fechar efetivamente as vendas.

O ganho é visível através da redução do tempo ocioso de cada atendente, o que de certa forma é como se você tivesse mais funcionários disponíveis.

O custo de um “Agente Virtual” ou “robô de voz” é uma fração do custo da contratação de um funcionário físico e, portanto, reduz os custos da operação ao mesmo tempo que aumenta a taxa de conversão, tornando as operações de televendas mais eficientes, produtivas e rentáveis.

Seguindo este passo a passo, com uma estratégia bem definida, equipes qualificadas e com a tecnologia a seu favor, seu televendas pode vender muito mais, ao mesmo tempo que reduz seus custos operacionais!

 

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